Saúde, Proteção e Segurança
Todos os colaboradores que trabalharem “com” e “para” a equipe ANDARAGUÁ, terão direito a um ambiente detrabalho saudável, protegido e seguro.
Espera-se que:
- Se respeite as regras da Empresa relativas a saúde e segurança no trabalho;
- Se tomem todas as precauções razoáveis para manter um ambiente de trabalho seguro e saudável;
- Se assegure que as nossas ações não nos colocam, ou a terceiros, em risco;
- Se saiba como agir em caso de emergênciano nosso local de trabalho;
- Se informe a gestão sobre qualquer comportamento, instalações ou itens passíveis de comprometer a segurança do nosso ambiente de trabalho, bem como todos e quaisquer acidentes, ainda que de pouca importância possam vir a ocorrer.
P: A minha diretora diz que está preocupada por eu não dormir o suficiente e sugeriu que não eu saísse tanto à noite depois do meu horário de trabalho. Afirma que a preocupa que eu possa adormecer e tenha um acidente. Tudo bem, aconteceu de estar um pouco sonolento, uma ou duas vezes, mas continuo a desempenhar o meu trabalho. De certo que, o que eu faço fora das horas de expediente não é da conta dela. Não tenho direito a ter vida pessoal? Acho que ela está sendo intrometida demais. O que devo fazer?
R: O que você faz à noite só diz respeito a você mesmo. Mas se o seu cansaço coloca a si, ou a terceiros, em risco, a sua diretora tem o direito de levantar a questão, apesar de deverfazê-lo com sensibilidade e respeito pela sua privacidade. Apesar de que iremos respeitar a vida pessoal dos nossos futuros colaboradores, comportamentos que possam colocá-lo a si ou aos colegas em risco não podem ser tolerados. Em termos de segurança, não se pode correr riscos nunca.
P: O meu supervisor deu-me instruções para desativar um dispositivo de segurança. O que devo fazer?
R: Nunca deve ignorar, desligar ou desativar qualquer dispositivo de segurança ou equipamento de monitorização sem a autorização prévia e devida por parte de um representante da segurança. A segurança é um compromisso absoluto que não deve ser posto em causa por qualquer motivo.
P: Enquanto representante de vendas da Andaraguá será frequente dirigir à noite em grandes cidades e por algumas vezes em zonas não seguras. Por vezes não me sinto seguro. Levantei a questão de segurança com o meu diretor, mas ele não tomou quaisquer medidas relativamente às minhas preocupações. Devo abordar este assunto com outra pessoa da Empresa?
R: Deve tentar evitar colocar-se nesta situação, mas, por vezes, pode ser inevitável. Se sente que a sua segurança está em perigo, deve imediatamente contatar o seu Diretor de Recursos Humanos para discutir soluções possíveis.
P: Acabei de saber que um dos nossos sub contratados tem bebido nas nossas instalações. Uma vez que, tecnicamente, ele não é funcionário da ANDARAGUÁ, devemos preocupar-nos?
R: Informe a gestão relativamente a qualquer comportamento que possa comprometer a segurança do seu ambiente detrabalho ou colocar alguém em risco.
Atenção: Se se encontrar perante um problema que envolve segurança e saúde, não o guarde para si. Obterá ajuda e apoio ao discutir o assunto com o seu Gestor de Saúde e Segurança, com o seu Diretor de Recursos Humanos ou com o seu Responsável pelas Instalações. (consultar tambémo capítulo sobre “Conversa Aberta”).