Informação Confidencial

A divulgação não autorizada de informação confidencial pode ser prejudicial para a ANDARAGUÁ. Devemos todos assegurar que toda a informação não revelada ao público é mantida em absoluta confidencialidade. Aqueles de nós que tenham acesso a informação confidencial pertencente a parceiros de negócio, encontram-se também sobre uma obrigação similar de protegê-la da divulgação.

Espera-se que:
  • Se limite a divulgação de informação confidencial a pessoas com uma “necessidade de conhecimento” legítima que sirva os interesses da ANDARAGUÁ;
  • Se proteja todos os registos confidenciais declientes e fornecedores, quer em papel quer eletrônicos;
  • Se previna a divulgação de informação confidencial a terceiros exteriores à Andaraguá (incluindo familiares de funcionários);
  • Se evite discutir ou trabalhar com informação confidencial em áreas públicas onde as conversas possam ser escutadas ou os dados comprometidos;
  • Se certifique que não estamos a divulgar a informação confidencial de um anterior empregador;
  • Toda a informação confidencial seja devolvida (incluindo todas as cópias do material original) após a saída da ANDARAGUÁ.


P: Os meus amigos perguntam frequentemente sobre o meu trabalho na ANDARAGUÁ: estão curiosos sobre os nossos serviços e sobre os novos lançamentos que estamos a preparar. Obviamente, sei bastante sobre as respostas devido ao meu trabalho – quanto é que lhes posso revelar?

R: Qualquer informação (escrita, eletrônica ou em qualquer outro formato) que não esteja publicamente disponível eà qual teve acesso como colaborador da ANDARAGUÁ, deverá ser considerada confidencial. Revelar tal informação, mesmo que a amigos de confiança, não é apropriado. Pode prejudicar os interesses da ANDARAGUÁ.

P: Um dia destes estava acompanhando um potencial cliente para uma reunião. No caminho para a sala de reunião passamos pela sala de um colega. A porta estava aberta e ele estava a falar com outro cliente sobre condições de preços ao telefone em alta voz. Ao passar foi possível ouvi–lo a oferecer alguns acordos especiais– tudo susceptível de ser ouvido pelo meu cliente! Não deveria ele ter mais cuidado?

R: Todos nós devemos tomar as medidas necessárias para proteger a confidencialidade da informação, mesmo no local de trabalho: por exemplo, seguindo a política da “secretária limpa”, guardando os ficheiros, mudando as palavras-passe com regularidade e tendo cuidado quando se usa o telefone em alta voz. Nunca sabemos quem pode estar passando e, mesmo entre colaboradores da ANDARAGUÁ, a informação comercial sensível deverá ser somente partilhada numa base de “necessidade de conhecimento”.

Atenção: Se se encontrar perante um problema que envolveconfidencialidade, tome as medidas apropriadas para o resolver. Receberá ajuda e apoio necessários ao discutir oassunto com a sua gestão, com o Departamento Jurídico ou com o seu Diretor de Recursos Humanos (ver também o capítulo “Conversa Aberta”).