Ofertas e Entretenimento

A troca de ofertas e de entretenimento pode ajudar a construir a compreensão e a melhorar as relações profissionais, mas pode também causar um conflito de interesses entre interesses pessoais e dever profissional. Quando receber ofertas ou entretenimento, aregra de “ouro” é a divulgação total. Quando oferecer lembranças ou entretenimento, a regra de “ouro” é o bom-senso e avaliar como será entendido pelo público em geral.

Espera-se que:
  • Nunca se aceitem ofertas ou entretenimento de quaisquer fornecedores a não ser que sejam claramente simbólicos em valor;
  • Nunca se ofereçam ou aceitem ofertas em numerário;
  • Se certifique de que todas as ofertas e entretenimentos oferecidos são apropriados e estão de acordo com os valores da ANDARAGUÁ;
  • Se certifique de que quando do estabelecimento de uma nova relação comercial, todas as partes estão cientes sobre as orientações da ANDARAGUÁ relativamente a ofertas e entretenimento. Por sua vez, se descubra quais são as políticas do parceiro de negócio sobre estes assuntos. Esta atitude pode ser muito útil para evitar quaisquer mal entendidos;
  • Se transmita imediatamente à gestão qualquer oferta ou convite recebido.


P: Posso oferecer a um cliente da ANDARAGUÁ bilhetes para um concerto no qual não vou poder estar presente?

R: Alguém da ANDARAGUÁ deve estar presente e ter a possibilidade de realizar negócios com o cliente como parte de uma saída desse género. São aplicadas as mesmas regras quando receber um entretenimento de um fornecedor. Só será permitido se o entretenimento for razoável, usual e habitual nesta relação de negócios, e quem oferece comparecer.

P: Acabei de fechar um negócio importante com um cliente novo. O meu Diretor de Vendas sugeriu levá-lo a um show ou a um jantar para comemorar. Pensei que era uma boa idéia até descobrir que era um show com dança. Sinto-me desconfortável com a oferta deste tipo de entretenimento. Estarei sendo demasiado sensível?

R: O entretenimento que será oferecido a clientes deve não só ser razoável, como também o aceitável. Este tipo de entretenimento colidirá provavelmente com o ESPÍRITO ANDARAGUÁ, mas pode tambémdeixar o cliente muito desconfortável, sem mencionar que um dos membros da sua equipe de vendas pode considerar este tipo de “entretenimento” desagradável. Deve encorajar o seu Diretor de Vendas a encontrar uma opção mais apropriada e tranquila. A longo prazo, essa posição irá ser positiva para a Empresa.

P: Como parte do meu trabalho, organizarei numerosos encontros de negócios, viagens, convenções e congressos. Se um hotel aonde frequentarmos com reservas de quartos para funcionários da ANDARAGUÁ oferecer-me um fim de semana grátis para o aniversário de casamento dos meus pais. Éum gesto agradável. Posso aceitá-lo?

R: Não. Mesmo que não se beneficie pessoalmente do presente, aceitar a oferta vai dificultar em permanecer imparcial quando organizar futuras acomodações em hotéis para a equipe da ANDARAGUÁ. Mesmo a possibilidade de um tal conflito de interesses é inapropriado e deve ser evitado recusando diplomaticamente a oferta, deixando clara a razão pelo qual o está a fazer.

P: Um fornecedor acabou de me oferecer uma grande amostra dos seus produtos. Sei que não lhe deve ter custado muito, assim posso, e devo aceitá-lo?

R: Só pode aceitar ofertas e convites que sejam simbólicos em valor. Por exemplo, produtos com o logotipo da empresado fornecedor ou uma caixa de chocolates é geralmente correto. Neste caso, deve agradecer ao fornecedor pela sua generosidade, mas educadamente recusar o seu presente. Se pensar que a recusa vai prejudicar a sua relação, procure o diretor da sua gestão para encontrar uma forma apropriada de lidar com a oferta oferecida.

Atenção: Se estiver a enfrentar uma questão sobre ofertas eentretenimento, não a guarde para si. Obterá ajuda e apoio aodiscutir o assunto com a sua gestão, com o seu Responsávelde Compras, ou com o seu Diretor de Recursos Humanos(consultar também o capítulo sobre “Conversa Aberta”).